25 março 2009

Alminhas (2) - Ribeirinha

Já foi há algum tempo que prometi fazer um levantamento das alminhas existentes no concelho de Vila Flor. Apesar de não ter voltado a falar no assunto, o levantamento fotográfico tem continuado e este tempo de espera levou-me a pensar melhor nalguns aspectos.
As alminhas que mostro hoje estão na Ribeirinha, freguesia de Vilas Boas. Situam-se na confluência de vários caminhos (4), no ponto onde seria a entrada para aglomerado populacional. Apesar de terem aspecto de ali terem sido colocadas recentemente, possuem a simplicidade do que terão sido a grande maioria das alminhas. O nicho tem o aspecto de uma pequena cabana, é feita em cimento, pintada de branco com o telhado em castanho, construída sobre um bloco de granito, numa parede feita em xisto. Apresentam um painel pintado à mão (não sei qual é o suporte). O painel é suportado por uma estrutura e um caixilho metálico. Por baixo do caixilho há alguns adornos em ferro forjado do mesmo género que se vê por cima, que terminam numa cruz.
O painel representa Nossa Senhora com o Menino ao colo. No meio da chamas estão 6 pessoas. Algumas seguram a cabeça com as mãos talvez mostrando dor ou arrependimento. Tradicionalmente não são representadas crianças, uma vez que eram consideradas puras, com passagem directa para o céu.
É bem possível que estas alminhas aqui estejam há muitos anos, embora a cobertura seja muito recente. O painel é muito frágil para resistir às intempéries sem nenhuma protecção (apesar de estar voltado para poente). Será curioso questionar os residentes sobre a sua memória no que respeita a estas alminhas.
O painel está assinado. Não percebi o primeiro nome mas o segundo é Garcia.

1 comentário:

Valentim Coelho disse...

Mais uma interesante descrição de outras alminhas. Estou a gostar deste trabalho.

Um abraço