14 abril 2011

Freguesia Mistério 46

A Freguesia Mistério n.º45 foi bastante participada! Sei que a resposta não era fácil e muitas pessoas responderam à sorte ou pelo conhecimento da distribuição das rochas no concelho. As 37 pessoas que participaram distribuíram os seus palpites da seguinte forma:
Assares (2) 5%
Benlhevai (1) 3%
Candoso (18) 49%
Carvalho de Egas (5) 14%
Freixiel (2) 5%
Mourão (2) 5%
Sampaio (1) 3%
Seixos de Manhoses (2) 5%
Trindade (1) 3%
Vale Frechoso (2) 5%
Vila Flor (1) 3%
Quando se fala em fragas em forma de ovo vem logo à ideia a famosa Fraga do Ovo em Candoso. Ela é realmente colossal, e, acima de tudo, está bem situada, junto de uma estrada nacional. Muitas outras igualmente interessantes estão em locais de mais difícil acesso e são, por norma, mais pequenas. A que aparece na fotografia da Freguesia Mistério fotografei-a no dia 12 de Dezembro entre Samões e Carvalho de Egas. Orientando-me pela Carta Militar, devo dizer que se encontra no termo de Samões, embora mais próxima de Carvalho de Egas. Como podemos ver pelas respostas, ninguém indicou Samões como localização da fraga em questão!
O novo desafio são mais umas alminhas. Comecei já há algum tempo a falar deste património religioso que existe espalhado por várias aldeias do concelho. Mostrei algumas fotografias, outras estão guardadas à espera de uma oportunidade. Estas alminhas que mostro agora estão junto a uma das mais importantes estradas nacionais que atravessam o concelho. Talvez porque os carros passam com alguma velocidade, estou certo que poucos reparam nelas, mas já aí devem estar há bastantes décadas.
Em que freguesia podemos admirar estas alminhas?
Participe, dando o seu palpite (na margem direita do Blogue).

1 comentário:

Anónimo disse...

Na verdade,a carta geográficap não nos foi favorável, encolheu-nos de tal maneira os limites da freguesia, que os terrenos que a circundam e dos quais os de Carvalho de Egas são proprietários,estão inseridos nos termos das aldeias visinhas.
O termo de Carvalho de Egas,é quase e só a aldeia e pouco mais.
F.Amaral