
Duas dezenas a de jovens assistiu num ambiente de descontracção à execução de peças musicais e a explicações de quem sabe manobrar os instrumentos mas também sabe ensinar. Nas explicações preciosas que os elementos do Quarteto foram dando, notava-se muito saber mas também um grande à vontade para falar com os jovens num registo totalmente ao seu nível. A importância da respiração, o funcionamento do diafragma, a postura correcta do corpo e mãos, a intensidade e o controlo do sopro, foram alguns dos temas abordados.
Mostraram aos jovens como é possível utilizar os clarinetes para produzir sons completamente "estranhos" a este instrumento e como se conseguem músicas agradáveis recorrendo a eles. A certa altura, sentímo-nos a viajar no fundo do mar, visitando as estrelas ou assistindo a uma luta entre dois animais selvagens, tudo isto com os clarinetistas a correrem pelo palco (e até saindo dele) na mais completa improvisação.
Senti pena de não ter estado dia 8, no concerto que o Quarteto de Clarinetes de Lisboa deu na Igreja de Vilas Boas.
Nota: Na fotografia podemos ver os elementos que integram o Quarteto de Clarinetes de Lisboa e Pedro Caldeira Cabral, mentor deste ciclo de concertos "O Som das Musas".
Visitar o Website do Quarteto
Sem comentários:
Enviar um comentário