08 setembro 2007

Tempus - Quarteto de Cordas, em Santa Comba da Vilariça

A música invadiu a bonita igreja de Santa Comba da Vilariça! Perto de uma centena de pessoa assistiu no dia 7 de Setembro, às 21:30 a um concerto do Tempus - Quarteto de Cordas, nesta igreja. No grupo de pessoas que assistiram ao concerto, havia aquelas que se deslocaram a Santa Comba propositadamente e aqueles que foram tomados pela curiosidade de saber o que de novo se estava a passar na sua igreja. Gente de todas as idades e estratos sociais, mas na hora de aplaudir todos se renderam aos encantos da mesma música.
O concerto teve uma primeira parte dedicada a a um reportório mais clássico e uma segunda mais arrojada navegando nos mares do jazz. Na primeira parte os dois violinos, a viola de arco e o violoncelo encheram plenamente a igreja encantando toda a gente. Na segunda parte, sobressairam as capacidades individuais, arrancando os diferentes elementos do quarteto sons e ritmos encantadores, levando as capacidades dos instrumentos ao limite. Compreende-se porque é que Pedro Caldeira Cabral atribui a este grupo o eixo da juventude, no conjunto dos concertos, e os apelida de "jovens virtuosos".
Embora a primeira parte me parecesse mais melodiosa e fácil para o público (eu gostei mais), os aplausos não mostraram isso, subindo de intensidade a cada novo arranjo tocado.
Foi um bom início para este ciclo d "O Som das Musas"! Não percam os próximos espectáculos.

4 comentários:

Anónimo disse...

Prezado Professor Anibal

É muito importante para mim lhe dar os parabéns pela sua página na web,ela está perfeita. Também tenho outro motivo pelo qual me emocionei ao ver algumas fotos de Vila Flor, pois meu avô paterno ( Cândido Pires) nasceu em Vila Flor. Ele é falecido há 40 anos e partiu aos 94 anos de idade.
Sou psicóloga e moro no Brasil-Rio de Janeiro- tenho 52 anos e nas minhas buscas na web nunca encontrei muitas fotos deste local.
Se Deus quizer um dia ainda terei a oportunidade de conhecer. Meu pai, infelizmente faleceu em 1991 e não conseguiu conhecer nem por fotografia.
Aí está minha raíz e, enquanto não posso conhecer pessoalmente, adoraria ter acesso a mais fotos deste local fascinante.
O senhor sabe me dizer como poderia obter mais fotos ???
Meu e-mail é : sohauss@hotmail.com
Grata pela atenção," uma filha da terra de coração ".
Sonia H.do Nascimento Noya

AG disse...

Olá Sónia
Os meus sentimentos pelo teu pai e pelo teu avô.
Pelo que julgo conhecer não podes encontrar muitas mais fotografias de Vila Flor do que as que são publicadas aqui.
Na ligação Visita Virtual (http://descobrir-vilaflor.blogspot.com/search/label/Visita%20Virtual ) estão link para praticamente todas as página da Internet que existem sobre o concelho de Vila Flor. Se pretenderes fotografias sobre algo específico, não tenho problemas em as colocar no Blog ou enviar por email. Mantem-te connosco, neste Blog. As fotografias de Vila Flor são importantes, mas, vais com certeza aperceber-te de mais coisas, talvez importantes, para quem fez da psicologia seu objecto de estudo.
Estou convicto que Vila Flor terá todo o prazer em te receber.

Arte Floral disse...

Deve ter sido um serão mt agradavel.Pena nao poder ter ido..

Anónimo disse...

Olá colega, os meus parabéns pelo site, vejo que está muito atento a tudo quantosse passa no concelho, gostei muito do concerto.