23 junho 2007

As 7 Maravilhas de Vila Flor - Fotografias 9

Conjunto número 9 de candidatos a ser uma das "7 Maravilhas do Concelho de Vila Flor".

32 - Águas, em Sampaio
. As águas conhecidas como Águas de Bem-Saúde nascem mesmo junto da aldeia. São águas bicarbonatadas, sódicas, gaso-carbónicas ferruginosas. Actualmente são comercializadas com a marca Frize.

46 - Igreja de S. Lourenço, Vale Frechoso. A igreja de S. Lourenço ocupa aquele espaço desde 1750. O frontespício, bastante interessante, foi recuperado da igreja anterior. Não conheço ainda o interior da igreja.

47 - Fonte Velha, Vale Frechoso. Esta fonte encontra-se à entrada da povoação. Trata-se de uma fonte arcada e medieval.

48 - Capela de N. S. do Rosário, Valtorno. Consta que se tratava de uma capela particular, vinculada a um morgadio, mas actualmente é pública. Está recuperada e o altar tens uma lenda em latim onde se pode ler a data de 1655.

49 - Fonte Paijoana, Valtorno. Fonte arcada, em granito, situada fora da povoação mas a pequena distância. Dela se conta uma lenda muito interessante. É conhecida localmente com o nome de Paijoana, não se percebendo bem a origem deste nome.

50 - Igreja de N. S. do Castanheiro, Valtorno. Trata-se de uma igreja românica tardia com alguns sepulcros embutidos na parede. Dava apoio aos peregrinos que se deslocavam para Santiago de Compostela. No adro existiu uma necrópole medieval.

Para votar clique aqui...

2 comentários:

Anónimo disse...

Bom Dia

Estou a utilizar este espaço para lhe enviar uma mensagem, uma vez que não tenho outra forma de o contactar. Gostava de saber algo mais sobre as "fontes arcadas" eleitas como Maravilhas de Vila Flor, nomeadamente as das fotos 47 e 49.

Será possivel enviar mais informação sobre estas? Agradeço todo o tipo de informação.

Recentemente a "fonte arcada" que dá o nome à Freguesia de Fonte Arcada, também foi eleita como uma das 7 Maravilhas do Concelho de Penafiel e preisava de reunir o máximo de informação sobre estas "fontes arcadas".

Abraço,
Jorge

E-mail: paulojorge_75fa@hotmail.com

Anónimo disse...

Bom Dia,

Venho por este meio insistir na possibilidade de obter mais explicações ao comentário enviado em 23 de Abril, sobre as "fontes-arcadas"

Abraço,
Jorge

O E-mail: jorge.fontearcada@gmail.com é o correcto, não o paulojorge_75fa@hotmail.com.