26 junho 2007

As 7 Maravilhas de Vila Flor - Fotografias 11

Conjunto nº11 de candidatos às 7 Maravilhas do Concelho de Vila Flor.

53 - Arco de D. Dinis, Vila Flor. O Arco de D. Dinis é também conhecido por Portas de D. Dinis. Constam que seriam 5, as portas da vila, resta esta que dava acesso à fonte. Dos dois lados do arco há ainda vestígios da muralha.

54 - Centro Cultural de Vila Flor. O centro cultural de Vila Flor não é uma obra consensual. Gostos à parte proporciona a toda a população cinema, exposições, um bar, um quiosque Internet e muitas outras utilizações que a vila necessita. Os jardins mereciam melhor trato.

56 - Fonte Romana, Vila Flor. Curiosamente muita gente continua a teimar que se trata de uma fonte romana! Pelo facto de não ser romana não perde beleza, só antiguidade. Vale a pena perder um pouco de tempo e admirar as suas colunas ou as carantonas que se encontram por cima delas. É sem dúvida um dos mais belos "postais" da vila.

57 - Igreja Matriz de Vila Flor. Trata-se de uma igreja barroca do séc. XVIII. Alguns dos altares são mais antigos do que a própria igreja. Passou pela ruína sendo temporariamente substituída pela Igreja da Misericórdia. Merece uma demorada visita.

58 - Museu Berta Cabral, Vila Flor. No museu temos que admirar duas coisas: o edifício e a sua história e o seu recheio. Sobre o recheio já escrevi uma vez e conto voltar a escrever no futuro. Aconselho vivamente uma (ou mais uma) visita. Sobre o edifício, possivelmente do Sec. XV, acrescento apenas que não é pacífica entre os estudiosos a designação de Solar dos Aguillares.

60 - Pelourinho de Vila Flor. Este pelourinho, com uma história agitada e nem sempre prestigiante, encontra-se agora no Largo da Igreja. Tem um belo capitel joanino sobre uma esbelta coluna.

62 - Zona antiga de Vila Flor. Nesta zona antiga é possível encontrar um bom conjunto de solares e casas brasonadas que optei por não indicar como candidatas (mais por serem propriedade privada). Casa dos Lemos, Casa dos Capitães-Mores, Casa dos Viscondes de Lemos, Casa dos Seixas Caldeiras, Casa Paroquial, Solar dos Aragões, Casa Soveral Pastor, etc. um bom conjunto de referências para um bom passeio do Rossio, à praça da República, passando pela Rua do Saco e espreitando putras ruas estreitas e típicas onde antigamente viviam os judeus.

64 - Pelourinho de Vilas Boas. Escadório quadrangular, com um fuste encimado por um capitel com as armas nacionais e a esfera armilar. Encontra-se num bonito e espaçoso largo.

Para votar clique aqui...

Sem comentários: