22 junho 2007

As 7 Maravilhas de Vila Flor - Fotografias 8

Conjunto número 8 de candidatos às "7 Maravilhas do concelho de Vila Flor":

39 - Aldeia abandonada do Gavião, Seixo de Manhoses. Gavião está abandonada já há algumas décadas. As casas estão em ruínas , incluindo a capela. Apenas 4 ou 5 casas têm porta. Da aldeia também se têm um bonita vista para o Nabo e Vale da Vilariça.

40 - Fonte Sangrinho, Seixo de Manhoses. Trata-se duma fonte medieval, arcada situada junto do ribeiro. Apesar dos arranjos do local, tudo poderia ter melhor aspecto com alguma sensibilidade. Há tijolos, cimento e mesmo um poste eléctrico "plantado" sobre a fonte!

41 - Igreja de Santa Bárbara, Seixo de Manhoses. É uma igreja barroca com uma identidade muito própria. Tem uma torre sineira lateral, quadrangular com 4 sinos. Tanto a torre sineira como a frontaria está revestida a azulejo azul e branco. O interior está bem preservado e é muito bonito. Da igreja também se tem uma boa panorâmica de parte da aldeia.

42 - Santuário de Santa Cecília, Seixo de Manhoses. Trata-se de um arejado e espaçoso santuário que até tem um restaurante permanentemente aberto. A capela, no centro do santuário é bonita mas está sempre fechada. Há muitas mesas para merendas, sombra e água potável.

43 - Igreja da Santíssima Trindade, na Trindade. è uma igreja românica com uma bela porta principal e outra lateral. Tem uma torre sineira central de um só sino. Apesar de já me ter deslocado à trindade quase uma dezena de vezes nunca tive oportunidade de entrar na igreja.

Para votar clique aqui...

Sem comentários: